Acontece no Paixão

Blog

Tainha: O peixe da estação

Nos meses de maio, junho e julho, a tainha é centro das atenções nas praias de Florianópolis. Aqui, no Paixão de Verão, os pratos da época fazem sucesso. As águas frias atraem a tainha e movimenta a cultura e economia dos moradores da região. A migração reprodutiva da tainha para as águas costeiras acontece quando o peixe atinge a idade adulta.

De forma artesanal, a pesca da tainha ainda ocorre do mesmo jeito que ocorria na época dos açorianos. A rede, feita à mão, é colocada no mar pelos barcos de pesca e puxada na praia pelos pescadores e moradores locais. Algumas embarcações industriais podem possuir autorização para a pesca da tainha, mas a quantidade de toneladas que elas podem comercializar é limitada para a proteção da espécie.

A tainha é ingrediente popular no inverno de Florianópolis. Quanto mais fresca, melhor! O sabor marcante e a quantidade de gordura do peixe dá a maciez exata para um sabor delicioso. A maioria dos pratos típicos tem influência portuguesa ou indígena e resistem ao tempo e à evolução acelerada da cidade. Os pratos típicos com tainha são servidos no Paixão de Verão e encantam moradores e turistas.

tainha

Tainha Paixão de Verão

A Tainha Grelhada é um dos pratos mais populares da temporada. Com pirão, arroz e fritas o sucesso é garantido entre os turistas e moradores de Florianópolis. Aqui no Paixão de Verão temos o prato tradicional e o prato da casa, a Tainha Paixão de Verão tem adicionais que dão água na boca: o peixe é coberto por camarões, acompanhado de alcaparras e champignon na manteiga.

A harmonização de bebidas que levam a tainha como ingrediente principal é variada. Há quem prefira saborear com cervejas, mas é bom lembrar que os vinhos também combinam.

Aproveite para saborear a tainha nos meses de inverno por aqui, no Paixão de Verão. As ostras e casquinhas de siri são as entradas mais pedidas para acompanhar o prato da estação, a Tainha Paixão de Verão. Siga no Facebook e no Instagram.