Acontece no Paixão

Blog

Pesca da Tainha: tradição cultural e culinária

A temporada reaviva a cultura e eventos como o Festival da Tainha do Paixão atraem os apreciadores da culinária regional

Vários pescadores se reúnem com um único objetivo, calmamente eles trazem do mar uma grande rede que é arrastada na praia e ao chegar na areia revelam a riqueza do mar: as tainhas chegaram! Chamada de Pesca de Arrastão, justamente por arrastar a rede com os peixes até a praia, a pesca artesanal atrai moradores e turistas em toda Santa Catarina e completa a tradição com tainha à mesa, direito a um “pirãozinho” e boas histórias de pescadores. 

 

A tradicional pesca foi trazida pelos açorianos que ocuparam o litoral catarinense no século XVIII e perpetua-se até a atualidade. Embora a pesca artesanal esteja passando por problemas, devido aos impactos ambientais causados pela pesca industrial, ela tem cada vez mais caído nas graças daqueles que apreciam a cultura e a história local, além é claro dos apreciadores de boa culinária.

Em Florianópolis os principais lugares onde acontece a pesca de arrastão é no  Campeche, Pântano do Sul, Praia dos Ingleses, Barra da Lagoa.

As possibilidades dadas ao preparo da tainha mostram como o peixe se encaixa muito bem em diferentes combinações de molhos e temperos. Sua carne possibilita ainda diferentes formas de preparo, sendo as melhores formas grelhada, assada ou ensopada.

 

Festival da Tainha

Para celebrar a chegada das tainhas o Paixão de Verão  realizará o 1º Festival de Tainha do Paixão, oferecendo para os clientes diferentes pratos à base do peixe, que num mesmo dia poderão saborear 4 pratos com a Tainha. Confira o cardápio:

Prato principal

Tainha recheada com farofa de camarão/manteiga de pinhão

Posta de filet de tainha grelhada ao molho de maracujá

Bolinho de tainha recehado com ovas

Tainha grelhada da casa e ervas finas

Tainha no feijão

 

Acompanhamentos

Pirão de feijão

Pirão de água/nylon

Pirão da casa

Farofa de moela de tainha

 

Saladas

Mix de folhas da estação, tomate em pétalas, cenoura ralada, Ratatouille

 

Molhos

Molho Campanha, molho tártaro e velouté de ostras

 

As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 99989-3141, Telefone (48) 3269-1355 ou no site.