Acontece no Paixão

Blog

Bebidas destiladas e o mundo de sabores

Aqui no blog já falamos sobre vinhos e cervejas, agora chegou a hora de falar das bebidas destiladas! Elas são as mais utilizadas para drinks no mundo e tem em comum seu processo de produção, a destilação. Este tipo de bebida pode ser obtida a partir dos mais diversos ingredientes, desde a batata até a uva, e são famosas porque harmonizam perfeitamente em coquetéis de todos os tipos.

bebidas-destiladas

Para que você Viva com Sabor sabia que pode combinar essas bebidas com diferentes opções gastronômicas?
Confira quais são os destilados mais famosos do mundo e como inserir na sua experiência gastronômica!

Processo de destilação

Toda bebida destilada já foi um dia uma bebida fermentada mas, ao contrário do vinho, as bebidas destiladas foram obtidas após diversas tentativas de estudiosos ao longo da história. Destilação vem do latim e significa gotejar, ou pingar, é o processo que proporciona um teor alcoólico maior nestas bebidas em comparação com as fermentadas.

CACHAçA destilação
Para se obter a bebida destilada é necessário uma boa quantidade de líquido fermentado, e são seus ingredientes e o modo de destilação que vão diferenciar as bebidas. Por exemplo, o whisky é obtido da destilação do fermentado de cereais, que dão origem à cerveja. O conhaque, por sua vez, é um destilado do fermentado de uvas.
Seu processo de produção é mais técnico que as bebidas fermentadas mas sua popularidade é garantida! Consumida pura ou em drinks, as bebidas destiladas são grandes aliadas da gastronomia e podem ser utilizadas até no preparo dos alimentos. Descubra mais abaixo.

Destilados e gastronomia

flambar destilado flambado flambagem

As bebidas destiladas estão presentes no preparo de pratos doces e salgados, sendo o ingrediente principal para quem deseja flambar os alimentos. Geralmente são utilizados o conhaque e licores, que oferecem sabores e aromas especiais, além de criar uma fina crosta nas carnes, deixando suculenta por dentro. Ao induzir o fogo, o objetivo é retirar o álcool da bebida, deixando apenas o seu sabor e dourando o alimento.
Além da flambagem, as bebidas podem ser apreciadas na culinária juntas com diferentes pratos. É possível combinar com comidas e especialmente petiscos e entradas.

 

Destilados mais consumidos no mundo

Vodka – original da Rússia, é feita a partir da batata e é adorada por sua refrescante combinação com frutas e licores!

caipirinha cachaçaCachaça – a mais brasileira das bebidas! Produzida a partir da cana-de-açúcar, ela deu origem à brasileiríssima caipirinha, famosa mundialmente, e  se tornou patrimônio imaterial nacional.

 

Whisky – tipicamente europeia, o whisky é símbolo de poder, especialmente porque seu envelhecimento em barris especiais deixam as bebidas mais saborosas e mais caras. É mais comum de ser consumido puro, mas também pode ser incluso em drinks.

 

mojito coquetel rum

Rum – ganhou o mundo através dos navegantes do século XV, por isso é possível encontrar seu consumo em várias partes do mundo, mas é muito famosa no Caribe. Vai bem em dias quentes e pode ser consumida pura com gelo ou em drinks como mojito e piña colada.

 

Aqui no Restaurante Paixão de Verão oferecemos diversas opções de coquetéis. No verão é a melhor pedida acompanhada de gelo e frutas para refrescar do calor. Já no inverno bebidas quentes como conhaque e whisky oferecem os aromas e o calor para os apreciadores de bebidas. Escolha a sua favorita e vem pro Paixão!